Saiba como montar looks elegantes a partir do autoconhecimento e peças do seu próprio guarda-roupa

Ser elegante não está relacionado apenas com a forma como nos vestimos. Grande parte do que classifica uma pessoa como elegante vem do modo como ela se comporta e lida com os outros. Apesar disso, há algumas escolhas que podem ser feitas em relação a roupas que ajudam a “elevar” um pouco o look, fazendo com que ele pareça mais sofisticado.

A elegância de vestir não se dá somente em looks formais ou festivos. Escolhas elegantes podem ser feitas em todas as ocasiões, quando você aprende a respeitar e aproveitar seu próprio estilo pessoal, fazendo com que a moda trabalhe a seu favor e não contra você.

1. Conheça o formato do seu corpo (e orgulhe-se dele!)

Retângulo: o corpo retângulo não apresenta muita diferença entre as medidas dos ombros, cintura e quadris. Assim, ao contrário do corpo ampulheta, esse corpo não lida tão bem com roupas que marquem a cintura ou vestidos transpassados, já que evidenciam o fato de não haver tanta diferença nas medidas. A menos que se acrescente um pouco de volume acima e abaixo da cintura, e depois a marque, criando a sensação de cintura mais fina.

Triângulo ou Pêra: nesse tipo de corpo, os quadris são bem largos e os ombros estreitos. Para buscar criar harmonia, a dica é dar volume aos ombros, equilibrando-os com a largura do quadril.

Triângulo invertido: como o nome já sugere, esse formato de corpo é o oposto do anterior. Aqui, os ombros são mais largos do que os quadris e as coxas. E se no formato anterior a ideia era chamar a atenção para a parte de cima, aqui chamaremos a atenção para a parte de baixo.

Oval ou Maçã: no corpo oval, a cintura, os ombros, as costas e o peito são maiores que os quadris e as coxas.

2. Valorize seus pontos fortes

Já pensou que ao invés de tentar esconder e disfarçar o que você não gosta em seu corpo você se esforçasse para destacar o que ama? Algumas meninas plus size optam por roupas largas para não marcar as “gordurinhas”, sem notar que às vezes isso funciona contra elas.

Assim, em vez de ficar escondendo as dobrinhas, valorize o que é mais bonito em você chamando atenção para essa região: o pescoço, o colo, o busto, os braços, as pernas. Tire o foco dos pontos que menos gosta ou não te valorizam e mostre para o mundo o que você mais ama em si mesma.

3. Busque um bom caimento

Vista-se com roupas que te sirvam bem. Não adianta comprar roupas de um número maior ou menor só porque está barato, porque, no fim, a impressão vai ser de desequilíbrio e desleixo. Verifique se o ombro e as mangas não estão muito curtas ou muito folgadas, preste atenção ao comprimento da peça e se ela permite uma mobilidade confortável. Não adianta a roupa ser linda se você precisa ficar puxando e ajeitando sempre que vai sentar ou andar.

Fique atenta à lingerie. Além de ela ser confortável, é importante que não fique marcando no tecido ou criando divisões estranhas no seu corpo.

4. Aposte no minimalismo ao se vestir

Menos é mais! Essa é a regra suprema do estilo minimalista, o que não impede a criação de um look elaborado e com acessórios. O foco é se trabalhar com menos cores, menos mistura de acessórios. As combinações minimalistas tendem a ser mais elegantes e práticas, descomplicando o dia a dia sem perder o charme.

5. Tenha peças-chaves para “elevar” o look

Há algumas peças que em si mesmas já carregam um algo de elegante. Um vestidinho preto básico, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Existem algumas peças que são coringas e cabem em qualquer situação e closet. Dessa forma, ainda que cada ocasião peça um tipo de produção, em todas elas é possível se vestir de forma elegante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *